Ele é realmente um “fera” quando o assunto é fotografia esportiva! Marcelo Maragni é um dos principais fotógrafos desse gênero fotográfico no país e em nossa edição 14, presenteou a todos nós essa bela entrevista e maravilhosas imagens. Vale, a pena ler de novo!
A comemoração eufórica de um gol marcado por um futebolista. O grito de alegria contido de uma torcida apreensiva, após o ponto final de uma partida de tênis, ou, a imagem de uma bandeira quadriculada ao final de uma corrida de automobilismo. A história do esporte jamais seria a mesma sem os profissionais que dedicam-se a registrar com suas avançadas câmeras e potentes lentes, as vitórias e derrotas dos atletas, no mundo esportivo.
A fotografia esportiva é um segmento que exige um alto investimento em equipamentos e, ao mesmo tempo, uma enorme agilidade e conhecimento esportivo por parte dos fotógrafos. Para essa edição, convidamos o experiente e competente fotógrafo, Marcelo Maragni, acostumado a cobrir vários e diversificados eventos esportivos, para contar suas experiências e compartilhar com os leitores algumas dicas técnicas sobre esse tema.
O início
Se tivesse seguido o desejo de sua mãe, hoje, o fotógrafo Marcelo Maragni, seria arquiteto. Porém, desde o colégio, o fotógrafo acostumava-se a pegar emprestada a câmera SLR de seu pai e, como ele mesmo disse, “queimava” muitos filmes com os amigos em suas viagens. Com o passar dos anos, chegou a conclusão de que poderia aliar suas duas atividades favoritas, a fotografia e as viagens.
Em 2004, o fotógrafo decidiu “cair de cabeça” na fotografia esportiva, apostou por sua carreira como freelance e mudou-se para a ilha de Fernando de Noronha para fotografar os inúmeros surfistas que buscavam as ondas perfeitas do local. A paixão pelos esportes também aumentou e, hoje, em seu portfólio, há imagens de mais de 12 diferentes esportes como, alpinismo, skate, MotoCross, automobilismo (incluindo a cobertura do Rali dos Sertões e Dakar 2012), caiaquismo, moutain bike, kite surf, entre outros.
Técnicas
Assim como em outras especialidades fotográficas, as melhores imagens nesse gênero são aquelas captadas próximas ao esportistas, e para isso, é necessária grande destreza por parte do profissional em acercar-se da ação e a capacidade de alcance da lente de sua câmera. “O que estou sempre buscando é a ação mais radical, o ângulo mais inusitado ou o momento mais impactante. Acredito, que meu diferencial é ser versátil, ter a capacidade de fotografar pendurado numa rocha, na arrebentação das ondas, ou até mesmo num estúdio”, explicou. Maragni orienta para que o fotógrafo, primeiramente, encontre o seu limite de segurança, e depois, comece a busca por ângulos diferentes do ponto de vista normal (em pé na altura dos olhos), que pode ser deitado ou em cima de uma árvore, por exemplo.
O conhecimento e estudo prévio dos esportes a serem fotografados, também influem no resultado final do trabalho, principalmente para se obter o “time” correto na hora apertar o botão obturador da câmera. Geralmente, as câmeras são operadas em modo sequencial de fotografias, porém, o fotógrafo recomenda experimentar diferentes maneiras, de acordo com cada esporte, para não sofrer a ação do efeito denominado, “Shutter Lag” (intervalo de tempo ocorrido entre o disparo de uma fotografia e outra).
Quando perguntado sobre o esporte mais difícil de ser fotografado, não hesitou em sua resposta, o futebol! O esporte rei de nosso país restringe bastante a área de atuação do fotógrafo e limita os ângulos na captação das imagens. Uma boa dica é trabalhar com mais de uma câmera, uma sobre o tripé com a lente tele armada, outra com uma grande angular para captar, por exemplo, a corrida do jogador à torcida no momento do gol e, uma terceira com uma lente “olho de peixe”, posicionada atrás do gol e disparada automaticamente.
Iluminação e equipamentos
Para iluminar as suas imagens, o fotógrafo usa o flash Speedlight Nikon, com disparador automático Pocket Wizard e dificilmente faz uso do acessório em cima da câmera. Faz o uso também de luz continua para captar determinadas cenas e criar diferentes efeitos em esportes de velocidade.
Os equipamentos básicos para realizar a fotografia de esportes são:
Câmera DSLR full frame FX com fator de crop DX
Lentes tele-objetiva 200mm f/2.8, 300mm f/2.8 ou 400mm f/2.8
Lentes grande angular entre 15 e 24mm e um modelo “olho de peixe”.
Disparadores automáticos de flashes (ex: Pocket Wizard)
Tripés para sustentação das pesadas lentes.
Banco ou escadinha, para sentar-se durante o trabalho.
Para quem esta interessado em começar a trabalhar com a fotografia esportiva, não há melhor momento que esse. A estabilidade econômica do país e consequentemente, a estabilização do cambio para com a moeda americana, facilita ás compras de novos equipamentos e possíveis viagens ao exterior, onde costumam ser mais baratos. E claro, a proximidade da realização dos maiores eventos esportivos por aqui com, a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e das Olimpíadas em 2016, no Rio de Janeiro, que proporcionarão novas vagas de trabalho.
Boa sorte e bons cliques!
Fotografias Marcelo Maragni
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