A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) - por meio das secretarias de Saúde (Sesa) e de Educação (Semed) - lançou, na manhã desta sexta-feira (4), na Escola Municipal Vila Nova de Portão, o Projeto Samuzinho nas Escolas. A ação conscientiza crianças em idade escolar pertencentes ao ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano) de escolas públicas e privadas de Lauro de Freitas, sobre o uso devido do Serviço Ambulatorial Médico de Urgência (Samu 192), revertendo o quadro do alto índice de ligações indevidas feitas ao serviço (trotes).
Quando se recebe um trote, pessoas deixam de ser atendidas. São quase dois mil trotes por dia, correspondendo a 40% do total de ligações recebidas, quando confrontado com o número de chamadas diárias que é, em média, de cinco mil. Com este projeto, o Samu chama a atenção da população para “quando, como e porque” utilizar este serviço de emergência.
“O Samu acredita no potencial e desempenho infantil como agente de apoio. Então, o maior objetivo deste projeto é o de promover uma educação permanente para estas crianças, pois elas serão nossas parceiras em mediar informações sobre prevenção de acidentes e sobre como se comportar adequadamente em situações de emergência e, desta forma, acreditamos que serão reduzidas as estatísticas de acidentes, de sequelas, de mortes e de trotes telefônicos em nossa população”, explicou o diretor de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Alexandre Céo.
O secretário de Saúde, Bruno Barreto, pontuou que o Samuzinho é um projeto de suma importância para o município, onde a proposta é conscientizar os estudantes sobre a importância do trabalho do Samu 192 e de não passar trotes. “O momento de atuar com as crianças é agora, fazendo com que elas entendam a importância do serviço e para que serve. Mais um projeto da Prefeitura idealizado e implantado”, disse o secretário.
De acordo com o instrutor do Projeto Samuzinho, Marcival Bispo, a implantação já era almejada pela Prefeitura, porque o foco é a educação. "Temos que ensinar as nossas crianças a como utilizar o serviço. A escola tem como missão integrar os nossos alunos na sociedade e o Samuzinho vem contribuir com a perspectiva de que a criança vai passar informações de um serviço muito bacana - que a sociedade precisa e às vezes não sabe usar corretamente. Vamos integrar isso com os valores de respeito, de fazer pelo outro, levando a criança à informação pelo bem da saúde", afirmou.
Para o secretário de Educação, Edmilson Pereira, este é um projeto muito importante para a saúde e educação, pois estará ensinando às crianças ações de primeiros socorros. “Com a implantação do samuzinho, tanto para eventos que ocorre no ambiente escolar como no ambiente familiar, as crianças passam a aprender como se comportar para chamar a assistência da saúde”.
O Projeto Samuzinho vai ministrar palestras de duas horas, com três frentes de atuação: como fazer uma massagem cardíaca (ensinada na prática com o boneco de reanimação); como pedir ajuda em caso de emergência e como agir com práticas de brincadeiras seguras; visitação das crianças à ambulância; simulação de um acidente; chegada da ambulância com atendimento à vítima; apresentação de qual é a forma correta para acionar o serviço; falar da importância de não passar trotes e apresentações de vídeos.
“Todas as pessoas precisam internalizar comportamentos que são necessários nos momentos de emergência. Se aprenderem desde cedo o que deve ser informado no momento de chamar o Samu 192, se economiza o tempo necessário para salvar uma vida”, afirmou o coordenador do Samu, Rogério Luis.
Ao final do curso, os alunos receberão um certificado de participação, tornando-se assim Defensores da Vida. A programação do Projeto-Piloto Samuzinho acontece de outubro até novembro, sempre das 8h às 10h e das 13h às 15h, seguindo o seguinte calendário:
11/10 - Escola Municipal Euzébia Brito (Kadete de Portão);
25/10 - Escola Municipal Santa Júlia;
01/11 - Escola Municipal Ismael Ornelas;
08/11 - Escola Municipal Vida Nova;
14/11 - Escola Municipal Enock Amaral;
21/11 - Escola Municipal Tenente Gustavo;
22/11 - Escola Municipal Capiarara;
29/11 - Mostra na Praça Municipal de Lauro de Freitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, critique, sugira. Este espaço é seu.