DESCOBERTO MISTÉRIO NO ALINHAMENTO DA ' NEBULOSA BUTTERFLY' - DESBRAVADORES

Os astrónomos descobriram algo estranho no bojo galáctico da Via Láctea - uma população de nebulosa planetária são misteriosamente apontando na mesma direção.
Os últimos vídeos do Telescópio Espacial Hubble .
CORTESIA STScI E NASA
Enquanto estiver usando o Telescópio Espacial Hubble e New Technology Telescope do Observatório Europeu do Sul ( NTT) para o levantamento de 130 nebulosas planetárias situado perto do centro da nossa galáxia , os astrônomos da Universidade de Manchester classificadas los em três populações com base em sua forma " elíptica ", " com ou sem uma estrutura interna alinhada " e " bipolares ".

Eles perceberam o alinhamento misterioso nos longos eixos de bipolar nebulosas planetárias. As nebulosas planetárias são causados ​​pela morte de estrelas gigantes vermelhas. Durante seus últimos anos , muito depois de o combustível de hidrogênio se esgotou em seus núcleos , essas estrelas até bufantes começam a lançar suas camadas exteriores , atirando enormes quantidades de material para o espaço. No final da sua vida o sol também vai entrar em uma fase de gigante vermelha , engolindo os planetas do sistema solar interno ( possivelmente até a Terra ) , acabou criando a sua própria nebulosa planetária .

As nuvens nebulosas resultantes podem assumir muitas formas belas , mas bipolar nebulosas planetárias pode ser o mais marcante , gerando dois lóbulos de material em expansão em direções opostas. Estas nebulosas muitas vezes se assemelham a asas de borboleta .

Embora as nebulosas entrevistados são completamente separados , não interagem e são de várias idades , os pesquisadores perceberam um grande número de eixos longos nebulosas estão alinhados.

" Este é realmente um surpreendente encontrar e, se é verdade , muito importante ", disse Bryan Rees , da Universidade de Manchester , co- autor do artigo a aparecer nas Monthly Notices jornal da Royal Astronomical Society . "Muitas dessas borboletas fantasmagóricas parecem ter seus longos eixos alinhados ao longo do plano da nossa galáxia . Ao usar imagens de ambos Hubble ea NTT poderíamos obter uma boa vista desses objetos, para que pudéssemos estudá-los em grande detalhe. "

As outras duas populações de nebulosas planetárias parecem estar orientados aleatoriamente em relação ao longo do disco .

" Embora qualquer alinhamento em tudo é uma surpresa, para tê-lo na região central lotada da galáxia é ainda mais inesperado ", disse o segundo autor Albert Zijlstra do jornal, também da Universidade de Manchester, no Hubble imprensa de quarta-feira .

Então, o que poderia estar causando esse alinhamento estranho dentro do bojo galáctico ?

As formas de nebulosas planetárias são pensados ​​para ser causada por fatores como a orientação do seu sistema antes que a estrela se transformou em um gigante vermelho, ou se a estrela era parte de um par binário. Mas quanto a um alinhamento comum através de uma seleção aparentemente independente de nebulosas , algum fator externo parece estar tendo uma forte influência.

" O alinhamento que estamos vendo para estes bipolar nebulosas indica algo bizarro sobre sistemas estelares dentro do bojo central ", disse Rees . " Para eles, para alinhar-se na nossa maneira de ver , os sistemas de estrelas que se formaram essas nebulosas teria que estar girando perpendicular às nuvens interestelares de que eles se formaram , o que é muito estranho. "

Curiosamente, bipolar nebulosas planetárias não parecem ter uma orientação preferencial em nossa vizinhança galáctica muitos milhares de anos-luz do centro galáctico . O efeito de alinhamento só parece agir perto do centro da Via Láctea .

Os pesquisadores suspeitam que poderosos campos magnéticos que emanam do núcleo galáctico que se formou durante a evolução da nossa galáxia pode estar influenciando a direção das nebulosas - semelhante a um campo magnético, forçando a direção da agulha da bússola .

"Nós podemos aprender muito com o estudo desses objetos ", disse Zijlstra . " Se eles realmente se comportam desta maneira inesperada , ele tem conseqüências não apenas para o passado de estrelas individuais , mas para o passado de toda a nossa galáxia. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, sugira. Este espaço é seu.