Nos dias 18 e 19 do corrente mês, o AREA 68 esteve em Feira de Santana realizando um Curso de Suporte Básico de Vida e Atendimento ao Politraumatizado para representandes de mais de 25 municípios da Bahia. Coordenadores que são responsáveis pelo maior contingente de Desbravadores no Estado, puderam neste fim de semana renovar seus conhecimentos. O ponto alto da capacitação foi ver os Coordenadores de diversas cidades da bahia perceberem que os conhecimentos que eles possuiam e praticavam eram obsoletos e já não faziam mais parte dos protocolos aplicados em uma reanimação cardiopulmonar por exemplo.
Como os DESBRAVADORES realizam atividades em diversas áreas principalmente campestre, é grande a preocupação de estarem sempre renovando seus conhecimentos para evitar que algum acidente aconteça com as crianças que são responsáveis.
O AREA 68 que conta com o apoio de instrutores e a estrutura do GRUPO CIEMBA - Centro Integrado em Emergências Médicas da Bahia, sob a responsabilidade de Dra. Janete Braga e Marcival Bispo, que tem por finalidade a capacitação de profissionais de saúde nas diversos seguimentos de APH, Transporte Aeromédico, Resgate Automobilístico, Cursos de Socorristas. Com esta mesma qualidade o AREA 68 busca realizar capacitação de leigos e interessados por urgência e emergência. com uma equipe formada por Biomédicos, enfermeiros, técnicos, socorristas além de outros profissionais da área de saúde.Como os DESBRAVADORES realizam atividades em diversas áreas principalmente campestre, é grande a preocupação de estarem sempre renovando seus conhecimentos para evitar que algum acidente aconteça com as crianças que são responsáveis.
Com iniciativa do Pr. Ossiônio Ferraz, que hoje coordena os trabalhos dos Desbravadores da Associação Bahia Central, trouxe para os coordenadores esta capacitação.
Para os membros do AREA 68, foi de grande satisfação ter tido a oportunidade de fazer história, pois puderam mudar o conceito de responsabilidades no que se diz respeito ao cuidado e preservação dos meninos e meninas que fazem parte dos desbravadores, pois já pensam em adquirir equipamentos de APH para gerenciar as atividades, acampamentos, clubões e camporis.
A equipe do AREA 68, estará presente no II Campori de Desbravadores da ABaC, onde estarão prestando serviço de Atendimento de Urgencia e Emergência fixa durante o evento.
É bastante interessante e fundamental essa iniciativa do Pr. Ossiônio Ferraz, desde quando ainda é visível a carência destes serviços que traz segurança e conforto para nós e nossas crianças. Espero que esta atitude do Pr. Ossiônio sirva de exemplo para todos os nossos campos dos diversos departamentos.
ResponderExcluirTenho certeza que o AREA 68 tem disponibilidade, prazer e acima de tudo capacidade e qualidade em oferecer estes serviços de urgência/emergência, capacitações, etc. com total respaldo técnico e profissional para este e qualquer evento dos DESBRAVADORES, JOVENS e/ou qualquer outro departamento e instituições.